CHTN Cursos e Treinamentos

Acupuntura Auricular ou Auriculoterapia

Auriculoterapia: o que é e como funciona?

A Auriculoterapia constitui uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, sendo atualmente um ramo na especialidade da Acupuntura, e foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. É um método que conseguiu impor-se pelos resultados obtidos e por ser pouco invasivo, o que faz com que seja bem aceito pelos pacientes.

Como funciona a Auriculoterapia?

Consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

O pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano por constituir um microssistema, podendo refletir todas as mudanças fisiopatológicas dos órgãos e vísceras, dos membros, tronco, dos tecidos e dos órgãos dos sentidos. Quando se produz um estado patológico em qualquer parte do corpo humano isto é refletido na orelha com reações positivas de caráter e localidades diferentes, específicos a cada enfermidade….

Evidências científicas sobre a Auriculoterapia atestam que a modalidade terapêutica complementar é decisiva no tratamento das dores agudas e crônicas, na insônia, ansiedade e depressão e na cessação do tabagismo.

Auriculoterapia no SUS
Ofertada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em um rol de 29 recursos complementares e integrativos que fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde, a auriculoterapia também angaria sucesso no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2017 e 2019, houve um aumento na oferta de auriculoterapia na ordem de 10,4 vezes mais de 40.818 para 423.774 procedimentos na atenção primária à saúde, onde concentra-se a atuação das práticas integrativas e complementares de saúde (PICS).

Na média e alta complexidade, onde as PICS têm menor expressão, mas não menos importância, dos 1.463.183 procedimentos complementares e integrativos ofertados no ano de 2019. O montante de 492.005 procedimentos foi referente à Auriculoterapia, superando os 483.554 registros de acupuntura no mesmo ano.

Benefícios da Auriculoterapia

Insônia;
Enxaqueca ou dor de cabeça;
Compulsão alimentar;
Emagrecimento;
Distúrbios hormonais;
TPM ou cólica menstrual;
Alergias, Asma, Bronquite
Gripe ou tosse;
Tabagismo;
Retenção de líquido;
Infecção urinária;
Problemas respiratórios, como alergias, asma ou bronquite;
Problemas cardíacos;
Problemas digestivos;
Desordem temporomandibular.
Além disso, a auriculoterapia também pode ser utilizada para tratar a pressão alta, vertigens ou palpitações, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *